display: none;

About

Especial Feira de Conhecimentos 2011: Grandes Nomes da Ciência


A Feira de Conhecimentos é um evento anual do Colégio César Lattes que reúne alunos e professores com o objetivo de proporcionar um dia agradável e rico em cultura e conhecimento. Aberto ao público, o dia dedicado ao saber ocorrerá nesse sábado, 05 de novembro, com abertura na sexta-feira, 04 de novembro, e trará um tema muito interessante: Personalidades do Brasil e do Mundo.

Os grupos e seus respectivos professores responsáveis escolheram uma personalidade que se encaixasse na área de conhecimento e que tivesse importância relevante para o mundo atual. Ao todo são 37 homenageados que contribuíram para a cultura e ciência nacional e internacional.

Pensando em adiantar informações sobre o evento que será realizado e sobre as personalidades que serão apresentadas, o Blog do Miguilim, preparou uma série de três postagens explicando um pouco sobre cada homenageado. O primeiro post da série apresentará personalidades relacionadas à Ciência.

Modelo atômico mais atual conhecido
Quando se fala a palavra “ciência”, costuma-se associá-la à tão famosa imagem do átomo. O modelo atômico hoje conhecido por todos foi aperfeiçoado por Niels Bohr, um físico dinamarquês que dedicou seus estudos para o comportamento do átomo, depois que foi descoberta a existência de um núcleo. Bohr usou a teoria quântica de Planck para explicar como os elétrons absorvem e emitem energia radiante, e estudando o átomo de hidrogênio, formulou um novo modelo atômico, que enriqueceu o antigo, desenvolvido por Ernest Rutherford, um físico e químico neozelandês, que foi o primeiro a provar a existência de um núcleo de cargas positivas no átomo. Conhecido como o pai da química, o seu modelo atômico, conhecido como “planetário” foi um dos mais precisos e explicativos e foi criado a partir de experiências com folha de ouro e partículas alfa.

John Dalton, criador do primeiro
modelo atomico
Rutherford não foi o primeiro a desenvolver um modelo atômico, ele tomou como base o estudo de outro físico, o britânico Joseph John Thompson, também conhecido como o descobridor do elétron. Realizando uma experiência com uma ampola de raios catódicos, percebeu a existência de partículas negativas no átomo, que seriam nomeadas de elétrons e seriam as primeiras partículas subatômicas, destruindo assim a hipótese de um átomo indivisível, como propunha o físico e químico francês, John Dalton, o fundador da teoria atômica moderna, criador do primeiro modelo atômico e descobridor da doença chamada daltonismo. 

César Lattes, físico brasileiro
As descobertas desses quatro grandes homens foram muito importantes para pesquisas de uma mulher, a primeira pessoa a ser laureada duas vezes e a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, Marie Curie, uma cientista polonesa que fez grandes estudos sobre radioatividade e descobriu os elementos, Polônio e Rádio, estes já tinham as características previstas desde 1869 por Dmitri Mendeleev, um químico russo fundador da primeira versão da tabela periódica que também previu propriedades de elementos não descobertos. Mas as descobertas atômicas não param por ai, a cada dia são feitas novas pesquisas, um exemplo disso é César Lattes, físico brasileiro que fazia parte de um grupo de estudiosos que juntos descobriram a existência de uma nova partícula atômica, o méson pi, ou pion.

Mas ciência não está restrita apenas a átomos, a matemática é de extrema importância para as pesquisas e descobertas realizadas. Um nome conhecido quando se fala sobre matemática é o filósofo e matemático grego, Pitágoras. Fundador da escola pitagórica, foi um exímio matemático, descobriu os números figurados, os números perfeitos e criou o tão conhecido Teorema de Pitágoras. Também da Grécia, Arquimedes, matemático, filósofo e inventor, estimou a raiz quadrada de 3 e usava matemática também para criar suas invenções como a coroa de ouro, o parafuso de Arquimedes e a garra de Arquimedes.

Calculadora mecânica de Pascal
Quem também usou matemática para sua maior invenção foi Blaise Pascal, que criou a primeira calculadora mecânica, elaborou os cálculos de probabilidade com base no jogo de dados e estudando a experiência de Torricelli sobre a pressão atmosférica, provou a existência do vácuo, na Mecânica foi homenageado com a unidade de pressão Pascal, assim como a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica, o ampère, que foi uma homenagem a André Marie Ampère, um matemático e físico francês que fez grandes descobertas sobre eletromagnetismo. 

Além dos números e dos elementos, a biologia também é uma área de grande importância da ciência. Com grande peso principalmente na medicina, os procedimentos realizados hoje por médicos como Euryclídes de Jesus Zerbini, o cirurgião a realizar o 1º transplante cardíaco no Brasil e o 5º no mundo a fazer o transplante, só pode ser feitos graças a estudos biológicos como os de Louis Pasteur, que fez vários estudos sobre prevenções de doenças, desenvolveu a vacina de raiva, obrigou médicos a realizar a fervura de instrumentos e bandagens e inventou um método para impedir doenças causadas por queijos e vinhos, conhecido como pasteurização, e usado até hoje em diversos processos alimentícios.

Pode-se perceber que esses grandes nomes da ciência tiveram uma imensa importância para o mundo, suas descobertas influenciam em pesquisas e no cotidiano da população até os dias mais atuais. Por isso essas foram algumas, das várias, personalidades selecionadas para serem homenageadas na Feira de Conhecimentos deste ano.

Caso queira conhecer mais sobre cada uma delas e saber mais sobre sua importância, compareça no Colégio César Lattes no sábado 05 de novembro, ou acesse o blog da feira para conferir uma cobertura em tempo real!

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.