Das palavras és renomado cientista,
Entre parágrafos, és grande sonhador,
Da vida eterno e moderno artista,
Nosso mais querido professor.
(João)
Escritor, poeta, professor, pai e amigo. Hoje, dia vinte e sete de janeiro é aniversário do Professor Emerson Sitta, idealizador do Jornal Miguilim e mestre da disciplina de Redação para o Ensino Médio no nosso Colégio César Lattes do Grupo Educacional UNIESP.
Aprender a escrever torna-se necessário quando se é um adolescente prestes a tentar uma vaga numa universidade. Porém, organizar idéias, estruturar argumentos e construir críticas são as verdadeiras necessidades cotidianas de uma pessoa: uma criança, um jovem, um adulto ou idoso. Aprender a comunicar-se com excelência não é privilégio da juventude, é dever humano.
Podemos simplificar tudo como um trem: enquanto caminhamos sobre os trilhos em direção a um destino incerto, nós maquinistas, tentamos agregar a maior quantidade de vagões à carga que já trazemos. Isso se chama bagagem cultural e é mais um dos tesouros que nós alunos podemos adquirir nas aulas de Redação e que levaremos para onde quer que nós formos, juntamente com nosso trem, que continuará sua viagem pela locomotiva da vida.
Saber posicionar-se em relação a um assunto, defender pensamentos com firmeza e saber perder ou ganhar com maestria. Debatendo, nós alunos acabamos por conhecer lados de nós que permaneceriam obtusos se não fosse o empenho que o Professor Emerson aplica na realização do projeto "Debater".
Acreditar no poder das palavras, da fala e da escrita pode ser mais fácil quando temos um amigo ao nosso lado. E é isso que você, Professor, é para todos nós. E mesmo que você restrinja as linhas das nossas narrativas, nos obrigue a trocar palavras em nossas dissertações e desmonte os nossos argumentos mais fortes com simples palavras, nós amamos você.
Um muito obrigado, Professor Emerson, por nos permitir traduzir em palavras aquilo que nosso coração sente, nossa mente pensa mas que a língua muitas vezes não externa. Ser cientista de palavras não é para qualquer um e somente alguém tão querido como você, poderia exercer essa função.
Parabéns, Professor!
Muitos anos de vida.
OBRIGADO.
VOCÊS SÃO ESPETACULARES.
UM ABRAÇO APERTADO.
EMERSON SITTA