display: none;

About

Aprovado em quatro universidades, Vitinho apenas manteve a calma


Os resultados de um Ensino Médio estruturado estão começando a aparecer para os alunos que se formaram no ano passado, no Colégio César Lattes - UNIESP. Vitor Freire, o nosso "Vitinho", é um exemplo disso. Aprovado em Educação Física na UNICAMP (onde estudará), na UNESP, na UNIFESP  e na USP, o ex-aluno do Colégio concedeu uma entrevista ao nosso Blog, falando sobre a pressão dos vestibulares, sobre a despedida do Ensino Médio e sobre a escolha de cursos e universidades.

Blog do Miguilim - Vitor, como você se preparou para os vestibulares, durante o Ensino Médio no Colégio César Lattes - UNIESP?
Vitinho - Eu não tive uma preparação muito grande para o vestibular em si, mas acho que o principal foi manter a calma. A pressão é muito grande e se você estudar muito você pira! Se matar de estudar, sem se divertir, não adianta nada.

Blog do Miguilim - Além dessa pressão já conhecida referente a passar ou não no vestibular, existe também uma grande preocupação com a escolha do curso. Como você optou pelo seu?
Vitinho - Para mim isso foi bem tranquilo. Não me vejo fazendo outra coisa, Educação Física é um sonho desde criança e acho que pra mim é como uma vocação. Muitas pessoas escolhem o curso por dinheiro ou ''renome'', na minha opinião essa é uma escolha pra sua vida inteira e tem que ser direcionada a algo que você goste de fazer.

Blog do Miguilim - E quanto a Universidade? Você foi aprovado em quatro faculdades conceituadas... De que forma você chegou a decisão de estudar na UNICAMP?
Vitinho - Antes de saírem os resultados, eu já tinha uma lista de prioridades caso eu passasse. Meu técnico de handebol me ajudou muito, pois ele deu aula na UNESP e estudou na UNICAMP. 
A UNIFESP eu não conhecia, então deixei por último. Na minha visita à USP, eu vi que o curso passava por uma fase de transição e não gostei muito, acabei deixando-a em terceiro lugar.
Já a UNESP, por ser muito bem falada pelo meu técnico, e a questão de morar em uma cidade pequena voltada aos universitários me agradou, mas a UNICAMP é o sonho da maioria dos alunos do interior eu acho, tem um campus só de Educação Física, uma estrutura gigante e é bem perto de casa, não tive como dizer não...

Blog do Miguilim - Com essa nova fase iniciando-se na sua vida, uma outra fase fica para trás. Foi difícil dizer adeus ao Ensino Médio? Como você está lidando com isso?
Vitinho - É muito complicado. Eu estudei nessa escola desde o 6º ano do Ensino Fundamental (na época, ainda chamado de 5ª Série) até a 3ª Série do Ensino Médio, muitas pessoas iam saindo e eu ficando. Tenho muitas recordações boas e VÁRIAS ruins, mas faz parte da escola. Terminar um ciclo e perceber o quanto você amadureceu e o quanto você era idiota há alguns anos atrás é o melhor!
Sem contar os professores, que tem uma grande porcentagem na formação do seu cárater e os desse Colégio, principalmente, são ótimos e eu sentirei muita falta.

Blog do Miguilim - No ano que passou foi a vez da sua turma terminar o Colégio, porém, esse ano nós temos novos formandos. Qual conselho você deixaria para quem vai encarar os vestibulares?
Vitinho - Mantenha a calma, caso você esteja estudando muito e não esteja se sentindo bem com isso, dê uma pausa, saia com os amigos, divirta-se! A pressão virá de todos os lugares, mas a que realmente te influencia é a que você impõe sobre si. Se você entrar na época de vestibular ''pilhado'', já era.

Vitor e o Professor Marcão, na Formatura
Nós do Blog do Miguilim desejamos que essa nova empreitada na fase do Vitor seja de excelentes realizações e de muito aprendizado. Gostaríamos também de parabenizá-lo pela aprovação nas quatro universidades e agradecer pela entrevista!

O Blog está no aguardo de outros Formandos de 2011 que tenham sido aprovados nos vestibulares! Envie um email para jornalmiguilim@hotmail.com.br e conte pra gente como está sendo esse início de ano, agora na Faculdade.

Comentários:

  1. Emerson Sitta says:

    Parabéns. Felicidades, colega. Até breve.

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.