display: none;

About

Blog do Miguilim entrevista Lucas Liboni


Formado em 2008 no Colégio César Lattes - UNIESP, Lucas Liboni Gandia era chamado apenas de "Liboni". Ele almejava cursar jornalismo em uma faculdade pública assim que terminasse o Colégio. Através do seu esforço, ele chegou lá. Em seu último ano de faculdade, Lucas entrevistou a cantora Ivete Sangalo e participou da "Jornal Júnior" uma agência de empreendedorismo jornalístico da UNESP, universidade onde estuda.

Em nossa entrevista, ele revelou suas melhores lembranças da época do Colégio e também nos contou qual foi a importância do Jornal Miguilim para ele. Lucas também nos contou sobre como foi entrevistar a maior cantora do Brasil e falou sobre o ramo jornalístico e suas áreas de atuação.

Blog do Miguilim - Quando você estudava no Colégio César Lattes - UNIESP, você fez parte do projeto do Jornal Miguilim logo que ele se iniciou. De que forma o Jornal te influenciou na escolha pelo curso de Jornalismo? 

Lucas - Quando eu fui convidado para o Jornal, eu estava na Terceira Série do Ensino Médio e a princípio eram os alunos da Primeira Série os responsáveis pelo Jornal. O Professor Emerson (da disciplina de Redação, coordenador do Projeto) me convidou juntamente com as alunas responsáveis por aquela edição. Mas naquela época eu já tinha interesse em fazer jornalismo. 

Acredito que por isso mesmo o Professor tenha me indicado, afinal eu já tinha um contato maior com ele por ele ser Professor de Redação e por ter uma afinidade com a profissão que eu queria seguir. O meu primeiro texto publicado foi no Jornal Miguilim, então a relação entre esse projeto e a faculdade que eu queria fazer é bem próxima. Foi uma experiência legal porque outras pessoas além do Professor de Redação puderam ler o meu texto.

Blog do Miguilim - Os professores do Colégio incentivam constantemente a produção de textos e a maior dedicação e valorização da leitura. Você possuía uma facilidade para escrever? Como você se saia nas aulas de produção textual?

Lucas - Eu sempre gostei de ler e de escrever. Então, a aula de Redação para algumas pessoas talvez fosse uma aula chata, mas eu gostava porque era o momento em que eu podia escrever sobre um tema, mesmo sendo algo pré-determinado. Eu trocava boas ideias com o Professor Emerson. Conversava com ele, ele me dava idéias, eu pedia pra ele cobrar mais de mim pois eu sabia que eu precisava de um bom texto para o vestibular... Talvez seja pretensioso dizer que eu sempre tive uma facilidade para escrever mas eu sempre gostei disso. O interesse de seguir por essa área talvez tenha me motivado a ter uma dedicação maior nessas disciplinas.
Blog do Miguilim - Jornalismo é um curso muito procurado pelos jovens atualmente. O fato de o mercado de trabalho estar aparentemente saturado influencia de que forma na escolha do curso?

Lucas - Acredito que ainda é possível fazer jornalismo. Há um espaço cada vez maior para o jornalismo, de diversas formas. Vocês, com o Blog, estão fazendo jornalismo aqui! A internet facilitou. Hoje não é mais necessário imprimir um jornal, por exemplo. As pessoas podem acessá-lo de casa. 

Obviamente continua sendo um campo concorrido. A área da comunicação sempre foi uma área de muita concorrência no vestibular e no mercado de trabalho. São muitas universidades, muitos profissionais no mercado mas ainda há espaço, ainda mais com a internet. Acredito que essa seja a grande saída para quem quer fazer jornalismo e talvez se sinta perdido em meio a um mar de gente seguindo o mesmo caminho.


Blog do Miguilim - Há alguns anos foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal a exigência do diploma de jornalista para exercer a profissão. De que forma você acha que essa atitude influenciou o profissional ou estudante da área jornalística?

Lucas - Quando o Supremo tomou essa decisão, eu estava no primeiro ano da faculdade. Eu havia entrado há cinco meses no curso e foi um choque, pois era tudo muito novo. Hoje eu tenho certeza de que se a pessoa realmente quer fazer jornalismo por vocação ou gosto, ela fará de qualquer forma.

Na faculdade, tendo contato com profissionais, a gente percebe que o diploma é um detalhe. Mas os grandes veículos de comunicação continuam contratando somente profissionais diplomados. Então, não há uma relação tão íntima entre não fazer o curso com o diploma. 

Blog do Miguilim - O jornalista atua em diversas áreas da comunicação: ele escreve colunas em jornais e até apresenta programas televisivos e comanda entrevistas. Você, particularmente, se interessa em seguir qual ramo da profissão?

Lucas - Engraçado! Todo mundo me faz essa pergunta! (risos) Eu não sei, acho que sair da faculdade já com uma pretensão é algo muito difícil. Hoje em dia as pessoas não podem sair da faculdade exigindo atuar apenas em uma área. Quando se constrói uma carreira e lá na frente, você tem essa possibilidade, é ótimo. Mas acredito que saindo da faculdade, é muito difícil. O que eu mais gostaria de fazer seriam textos para revistas. Gosto da televisão, pois ali as pessoas estão te reconhecendo, vendo o seu rosto, mas eu prefiro a revista porque ali você tem um espaço maior que o jornal diário não oferece e com um tempo maior de apuração. Mas, eu vou para onde tiver que ir... (risos).

Blog do Miguilim - Você teve a chance de realizar uma entrevista com a Ivete Sangalo! Você imaginava que, antes mesmo de terminar o curso, estaria tendo uma grande oportunidade como essa? Esse momento significou muito para você?

Lucas - A "Jornal Júnior" é uma agência de jornalismo da UNESP para universitários. É um projeto muito legal que funciona como uma empresa de jornalismo onde os alunos exercem funções de diretoria. A gente promove palestras, trotes solidários, iniciativas dentro do campus, tudo voltado para o aluno de jornalismo. É um contato do aluno de jornalismo com o universo de empreendedorismo.

Sou fã da Ivete, acompanhei a carreira dela e vi ali naquele projeto a possibilidade de entrar em contato com ela. Não imaginava que ia dar certo. Entrei em contato com a assessoria de imprensa do evento que ia acontecer (uma micareta, em São José do Rio Preto) e batalhei por meses para conseguir credenciais de imprensa para esse evento. E após muito suor, consegui!

No dia do evento foi um sufoco para conseguir entrar pois haviam vários veículos de imprensa da região, mas foi uma experiência legal pois tivemos contato com veículos de comunicação da região como a TV Tem de Rio Preto, a TV Record, o SBT, o jornal e tivemos um ambiente com "cara de imprensa" pela primeira vez.

Para entrar no trio da Ivete foi mais difícil ainda pois me arrisco a dizer que ela é a maior artista do Brasil e muita gente queria falar com ela. A principio eu entrei como fotógrafo, com uma câmera e com um gravador no bolso mas ainda assim só poderia tirar fotos dela. 

Quando eu entrei eu estava super nervoso porque ali eu era muito mais um fã do que um jornalista, mas ela foi super acessível e simpática. Perguntei se eu poderia fazer uma pergunta pra ela, ela se aproximou e já respondeu... A sonora ficou horrível, porque só eu falei na maior parte do tempo da gravação. (risos)

Foi uma experiência muito bacana pois aprendi a lidar com esse nervosismo, de entrevistar pessoas que realmente são famosas!


Blog do Miguilim - Os projetos entre os alunos e a instituição são um recurso muito útil para garantir experiências e aprofundar-se no conhecimento. Juntamente com a Universidade você desenvolve o projeto "Jornal Júnior", assim como também é desenvolvido no Colégio César Lattes - UNIESP, o Miguilim. Quais as semelhanças que você identifica entre ambos?

Lucas - A "Jornal Júnior" possui um boletim impresso bimestral chamado “Olhar”. Na faculdade existem muitos projetos de extensão e no caso de uma universidade pública como a UNESP eles são mais significativos. 

O Miguilim é sem dúvidas um projeto de extensão pois vocês tem a possibilidade de juntar a grade curricular com uma conversa com o professor, com a escrita de um texto, com o registro do que está acontecendo na escola... E isso é um projeto de extensão!

A Jornal Júnior também promove isso, pois além de estudantes de jornalismo a gente faz o jornalismo! Trabalhamos como organizadores de eventos, temos nossa verba, nossos equipamentos e levamos isso a diante. Organizamos um evento muito legal que foi a Semana de Jornalismo onde conseguimos levar palestrantes da área de Jornalismo para a UNESP sob a nossa responsabilidade!

Então, nós assumimos um compromisso e vocês também afinal os alunos cobram de vocês essas informações. Na Jornal Júnior também! As pessoas cobram cada vez mais o nosso trabalho. E esse não é o único projeto de extensão que eu faço lá. Vocês vão perceber que aqui, mesmo sendo uma escola, a iniciativa de vocês já é incrível.

Blog do Miguilim - Nossa Professora de Inglês, a Cidinha, definiu você como “um dos melhores alunos que já passaram pelo Colégio”. Em sua opinião, o que você acredita ter feito para ser considerado assim?

Lucas - Eu não sei o que ela vê de tão especial em mim e tenho até vergonha disso...  (risos) Mas acho que sempre procurei me dedicar pra conquistar meus objetivos. Nunca pensei e não quis ser o melhor aluno da sala, sempre procurei fazer aquilo que eu queria. Eu tinha um objetivo. Não queria fazer cursinho e nem estudar numa universidade particular. Minha única alternativa seria me dedicar o suficiente para poder passar numa universidade pública e o jornalismo era um dos cursos mais concorridos nessas faculdades. Acho que procurei fazer por merecer. Quando você é um bom aluno e se dedica os professores acabam te olhando com outros olhos e isso não significa que eu seja tão especial assim, acho que apenas fiz a minha parte...

Eu acho que uma postura de respeito com o professor tenha feito que ela me enxerguasse dessa forma. Talvez isso tenha mais relação com esse respeito do que com as notas que eu tirava. Sempre procurei respeitar o professor, e tinha minha força de vontade e o respeito com o papel do Colégio. Mas não me considero tudo isso que ela disse!

Blog do Miguilim - Do período em que você estudou no Colégio, quais foram as melhores lembranças que ficaram para você?

Lucas - Eu tenho boas lembranças e eu gosto muito desse Colégio. Inclusive eu visito sempre aqui, marco de me encontrar com o Professor Emerson para conversar... Foi uma época muito legal e bem diferente da faculdade... lá é outro mundo! Aqui é um espaço de crescimento muito grande e as boas lembranças são dos amigos que a gente faz, pois eu sempre procurei conversar com várias pessoas da minha sala, sempre estive em todos os grupos.

Algo que eu acho bem legal e de que me recordo muito foi o clima de torcida que eu sentia em relação ao vestibular. Todos na sala desejavam que os amigos passassem numa boa universidade e havia um companheirismo grande em relação a isso!

A Equipe do Blog do Miguilim agradece ao Lucas por ter cedido seu tempo para realização dessa entrevista e pela acessibilidade e simpatia demonstradas em nosso contato! Foi um prazer conhecer um estudante que atua em nossa área e desenvolve um projeto com traços similares ao nosso. Desejamos que sua carreira jornalística torne-se cada vez mais repleta de sucessos e conquistas e que ele possa continuar sendo um exemplo para nós!

Comentários:

  1. Emerson Sitta says:

    Liboni, você é espetacular. Parabéns. Sucesso.

    Para a turma do blog, a entrevista ficou fantástica.

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.