display: none;

About

Conheça: A primeira indústria a vapor do Estado de São Paulo


É impossível aprender sobre a Revolução Industrial sem conhecê-la: a máquina a vapor impulsionou a expansão da indústria Inglesa no século XVIII e juntamente com o movimento de expansão da indústria, espalhou-se pelo mundo. Da Inglaterra para toda a Europa e de lá para outros lugares do globo, a máquina a vapor chegou também ao Brasil.

Os primeiros motores a vapor surgiram na Inglaterra e retiravam água acumulada das minas de carvão, gerando energia para a produção têxtil. Enquanto a Revolução Industrial disseminava-se, Itu recebeu a primeira máquina a vapor do Estado de São Paulo.

Esse é um dos fatos que mais chama a atenção dos estudantes que acompanham a história da Revolução Industrial. Afinal, além de Berço da República, Itu também é "Berço da Indústria Têxtil Paulista"? É isso mesmo. E esse patrimônio histórico, assim como muitos outros, continua vivo em nossa cidade.

A Fábrica São Luiz, localizada na Rua Paula Souza, Centro de Itu, foi fundada em 1869 e funcionou ininterruptamente até 1982. Após 113 anos de funcionamento, a Fábrica encerrou suas atividades diante da impossibilidade de dar-se continuidade à indústria a vapor.

O registro da existência da Fábrica sobreviveu aos 143 anos decorridos desde sua fundação : o antigo prédio é tombado pelo CONDEPHHAT e pelo IPHAN, órgãos que o restauram desde 1997. Além disso, a Fábrica São Luiz também é cenário de eventos marcantes, sejam eles públicos ou particulares.

É bem mais interessante estudar sobre algo que está tão próximo da gente, não é? A memória da Fábrica São Luiz é eternizada em nossa cidade e a Revolução Industrial melhor compreendida e registrada pelos alunos, por ter acontecido com intensidade em nosso município.

Por João Saconi. Fotos e informações retiradas da página do Espaço Fábrica.

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.