display: none;

About

Itu mostrou que também pode dar samba no pé!


Há dois anos atrás, no dia 13 de fevereiro de 2010, os três mil e oitocentos componentes da escola de samba Império de Casa Verde entravam no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para contar uma história muito especial: a da cidade de Itu.

A Era Glacial na Comissão de Frente
Naquele ano, a cidade completava quatrocentos anos e a data deu samba! "Itu, fidelíssima terra de gigantes" foi o título do enredo da escola paulista fundada em 1994. Com poucos anos de história, a Império já conquistou dois títulos no Grupo Especial de São Paulo: um bicampeonato.

Com um conjunto alegórico grandioso, a escola adentrou a Avenida contando a história de nossa cidade desde o princípio: a Era Glacial. A Comissão de Frente da escola trazia esquimós que pediam passagem para a história ituana. No abre-alas, um tigre gigante, o símbolo da escola, dava o seu salto enquanto a agremiação fazia nevar na passarela.

O Berço da República
Após a neve que formou o atual Parque do Varvito, foi a vez dos índios serem o destaque do desfile. O contingente indígena de Itu, na época de sua fundação, era grande e teve uma bela representação no desfile, onde a natureza também teve grande participação.

O Berço da República também foi representado na passagem da escola pelo Anhembi. O salão onde ocorreu a primeira convenção republicana esteve presente na terceira alegoria. Uma encenação era feita no carro: os republicanos mudavam o rumo da história brasileira.

A Religiosidade de Itu
O movimento barroco e as Igrejas ituanas também marcaram o desfile da Império. Para encerrar, uma perspectiva do futuro ituano baseado na preocupação ambiental. Também foram abordados os exageros da cidade: o orelhão e o semáforo ganharam réplicas ainda mais grandiosas na última alegoria da escola.

O samba enredo da Império de Casa Verde definia Itu como uma "gigante guerreira". Apesar do desfile marcante para nós ituanos, a escola amargou uma sétima colocação, ficando fora do Desfile das Campeãs. A baixa colocação deve-se a perda de pontos no quesito de fantasias.
Itu: Um futuro promissor

A bateria comandada pelo Mestre Zoinho foi premiada naquele ano com o "Troféu Nota Dez" promovido pelo jornal O Diário de São Paulo. Os anos de 2010 e 2011 não foram bons para a Império de Casa Verde. No ano passado, contando a história da cerveja, a escola decaiu ainda mais: foi a 12ª colocada.

Para 2012, a Escola traz de volta Roberto Szaniecki, o carnavalesco que levou a escola aos seus dois títulos nos anos de 2005 e 2006. A escola marcou a história da nossa cidade ao contar para o mundo um pouquinho da fundação e construção de Itu, que mistura-se com a história da construção do Brasil.

Boa sorte, Império.



Embarque nesse bonde, é Carnaval!

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.