display: none;

About

Tentar mais uma vez e conseguir! Esse é o lema de Giovana, futura médica


Passar no Vestibular não é fácil. Os processos seletivos exigem muita atenção e disposição do aluno e além das provas, é necessário encarar uma grande quantidade de pessoas competindo pela mesma vaga. Em cursos concorridos como Medicina, a perspectiva de aprovação na primeira tentativa é complicada: o aluno apesar do esforço, sabe que corre o risco de precisar fazer um Cursinho e tentar de novo no próximo ano.

Esse foi o caso da aluna Giovana Trettel Bochini, que formou-se no Colégio César Lattes - UNIESP em 2011. Ela tentou mas não conseguiu uma vaga no curso que desejava. Apesar disso, ela obteve uma ótima colocação para cursar Fisioterapia, na UNIFESP, mas como esse não era o sonho dela, ela resolveu tentar novamente...

Blog do Miguilim - Em que momento você decidiu que queria cursar Medicina? Junto coma decisão do curso, veio também a decisão da Universidade em que você queria estudar?
Giovana - Quando eu tinha sete anos, eu já dizia que queria ser médica. Sempre foi um sonho. Na 1ª Série do Ensino Médio eu pensei em mudar de curso, cheguei até a cogitar Engenharia. Mas na 2ª Série, estive em um workshop de Medicina e fiquei encantada, então tive a certeza de que isso é o que eu quero para o meu futuro.

Eu sempre pensei na Unicamp, pois além de ser uma ótima faculdade, é perto de casa. Hoje não tenho uma que eu prefira, porém penso em cinco opções de Universidades: Unicamp,USP, Unesp, Famema e UNIFESP e sei que independente de em qual eu passar, terei sucesso!

Blog do Miguilim - Não ter sido aprovada no curso desejado certamente foi uma decepção para você. Mas, você não se sentiu tentada a fazer Fisioterapia na UNIFESP, onde você foi aprovada?
Giovana - Eu fiquei muito decepcionada, apesar de saber que é normal não passar na primeira tentativa. Passar em Fisioterapia na UNIFESP e em 13º lugar foi um estímulo para mim, eu ''dei uma animada'', foi a prova de que eu sou capaz, mas em momento algum pensei em fazer Fisioterapia.

Blog do Miguilim - Apesar da boa colocação no Vestibular (13ª colocada dentre 45 vagas), Fisioterapia não era o curso que você desejava. E agora? Quais são os planos para que você consiga alcançar o curso que deseja?
Giovana - Nesse ano de 2012 eu farei Cursinho e sei que precisarei me dedicar muito mais para conseguir passar. Vou estudar mais, prestar mais atenção nas aulas e fazer o que for preciso para que eu possa ser aprovada em Medicina.

Blog do Miguilim - Na entrevista com o Vitinho (o Vitor Freire, que formou-se juntamente com você) falamos sobre a PRESSÃO no ano do Vestibular para o jovem formando do Ensino Médio. Você acha que a pressão aumentará nessa segunda tentativa?
Giovana - Com certeza! Não só a pressão das outras pessoas, mas eu sempre me cobrei muito, exigi muito de mim e não ter passado foi uma decepção muito grande. Na verdade, a pressão maior é a interna, da minha cabeça. Mas eu tenho que controlar isso pois pode prejudicar meu desempenho.

Giovana, Paulo Vitor e a Prof Fátima
Meus pais sempre me apoiaram, não me pressionaram em momento nenhum no ano que passou. Os Professores deram muito apoio, principalmente a Professora Fátima (da disciplina de Biologia) e o Professor Faro (também de Biologia) que sempre falavam comigo e diziam que eles sabem que eu vou conseguir (a Prof Fátima me chamou até de Doutora, risos) e isso faz uma diferença enorme pra mim: saber que as pessoas acreditam em mim ajuda a aliviar a pressão.


Blog do Miguilim - Você recebeu apoio nessa decisão? Afinal, como dissemos na pergunta anterior, a pressão para que o jovem termine o Ensino Médio e ingresse numa universidade é grande... 
Giovana - Sim. Como disse anteriormente, meus pais sempre me apoiaram. O sonho do meu pai é me ver formada em Medicina. Eles acreditam em mim. Ninguém me condenou... Amigos, familiares e Professores, todos me apoiaram desde o começo e todos sabem o quanto eu quero fazer Medicina.

Blog do Miguilim - Medicina é um curso sabidamente concorrido. Você já imaginava, antes do Vestibular, que talvez precisasse fazer um Cursinho para conseguir uma vaga?
Giovana - Eu sempre tive isso em mente. Tinha pensamento positivo mas ao mesmo tempo me preparava para poder aceitar que eu não passei. Alguns conhecidos que fizeram Cursinho e prestaram Medicina disseram-me que eu fui bem para a primeira tentativa e isso me ajudou muito a não desanimar e ir ''com a cara e a coragem'' pro Cursinho.

Blog do Miguilim - Se você pudesse definir os planos para o seu ano de 2012, para o novo Vestibular e para a sua carreira, em uma frase, ela seria...
Giovana - Muito sucesso, estudo, dedicação, paciência e no fim ''é só alegria''. Assim eu espero!

O Miguilim agradece pela entrevista e ressalta o fato de que a persistência é muito importante para quem almeja o sucesso profissional e pessoal. Como dito pela Giovana, saber que as pessoas acreditam em nós faz com que o Vestibular torne-se um desafio menor aos nossos olhos.

Superação é algo essencial para quem deseja ter um bom futuro e a Giovana, assim como vários ex-alunos do nosso Colégio, é um exemplo disso. A batalha continua e 2012 com certeza será um ano repleto de realizações para quem não conseguiu ser aprovado no ano que passou. E nós estamos na torcida para que isso aconteça!

Nós acreditamos em vocês.

Comentários:

  1. Giovana Trettel says:

    Agradeço ao Jornal Miguilim por ter me dado a oportunidade de ajudar aos que passam pelo mesmo que estou passando.Dar essa entrevista foi muito produtivo e aumentou a confiança que eu tenho em mim.Parabéns pelo ótimo trabalho de divulgação do Colégio.E mais uma vez,muito obrigada!

O
Colégio César Lattes, que agora passa a fazer parte do Grupo Educacional UNIESP, busca através de sua proposta pedagógica realizar, em todos os momentos, um trabalho que contribua para a formação integral dos estudantes, de modo que eles possam progredir nos estudos e, ao mesmo tempo, se preparar para o trabalho em sociedade através de uma formação ética para o pleno exercício da cidadania.