Ensinar não é uma tarefa fácil. Preparar as aulas, organizar o conteúdo e encontrar uma forma prática de fazer com que o aluno o compreenda não é um desafio simples. O aprendizado exige, muitas vezes, um esforço do Professor para que um determinado assunto seja captado corretamente dentro de sala de aula.
Foi dessa maneira, buscando alternativas para ensinar a disciplina de História para o Ensino Fundamental II, que o Professor Raphael Trevisani encontrou as paródias. Elas ficaram famosas nas redes sociais dos alunos do Colégio César Lattes - UNIESP e nós procuramos saber mais sobre esse método diferenciado de ensino.
"Tudo começou quando apresentei uma aula para a turma da faculdade, na aula de Prática de Ensino. Decidi dar uma aula sobre a Era Vargas e procurei algo no Youtube que pudesse ilustrar essa aula. Encontrei um vídeo de um professor do Sul do país que tocava uma paródia para sua turma. Achei o máximo e quis fazer igual! Então, comecei a fazer minhas próprias paródias." - conta o Professor "Rapha".
As paródias são utilizadas como um prêmio para as turmas do Ensino Fundamental II: quando elas se comportam corretamente, acaba sobrando um tempo e então, o Professor pode desenvolver esse trabalho extra com os alunos. Escolher uma música para parodiar é a parte mais difícil para o Professor.
"Eu preciso escolher uma música fácil de tocar, porque não sou um musicista profissional (risos), e que a maioria conheça. Eu me limito a ouvir rock, então fica complicado eu conhecer o que a turma gosta (normalmente, é sertanejo). Então, eu tento pegar alguma banda nacional mais famosa como Jota Quest, Nando Reis ou Skank para conciliar o gosto de todo mundo. Mas confesso que já apelei duas vezes pro sertanejo! (risos)".
Segundo Raphael, a atividade é um bom recurso para ajudar os alunos na fixação do conteúdo. Ele diz que não faz nada pra que eles decorem, afinal, a música funciona como um auxílio para que possam lembrar melhor daquilo que foi aprendido em sala. As discussões mais voltadas para o senso crítico (que é um dos objetivos da disciplina de História), ele desenvolve em aula.
Será que após essa musicalidade em classe não bate uma certa vontade de mudar de profissão? Que tal virar compositor, hein, Rapha? O Professor nega, e entre risos, confessa que possui o desejo de formar uma banda mas não de compor músicas, pois essa parte exige muito trabalho!
"O grande objetivo da História é desenvolver o raciocínio crítico no aluno; fazer o aluno aprender a pensar. Por isso, costumo estabelecer paralelos entre o que estamos estudando, com algum fato presente", comenta o Professor, que leciona no Colégio desde 2010. "Gosto de sempre mostrar mais de uma visão sobre um assunto. Além disso, o próprio ENEM e os principais vestibulares do país já deixaram de cobrar a famosa decoreba. Eles (os vestibulares) querem saber se o candidato sabe pensar e esse é meu foco no ensino".
Paródia da música "Do Seu Lado", de Nando Reis
sobre a Primeira Guerra Mundial
Paródia da música "YMCA", do Village People
sobre a Era Vargas
Paródia da música "Paga-Pau", de Fernando & Sorocaba
sobre a República Velha
Olá preciso de uma paródia sobre incas maias e astecas...
pode me ajudar?
me mande um email
nathi100@hotmail.com